Header Ads

A atividade física na terceira idade






Na terceira idade, as dores articulares e degenerativas aumentam e ocorre a redução da capacidade funcional, devido isso é muito importante manter a independência e prevenir a incapacidade, reabilitando e garantindo qualidade de vida com a prática esportiva na velhice. O processo natural de envelhecimento associado às doenças crônicas é o responsável pela limitação do idoso. Mas desde que bem orientado e medicado, a atividade esportiva ajuda a prevenir e melhorar as condições físicas e mentais.

A Organização Mundial da Saúde considera idoso quem tem a idade de 65 anos. Nesta fase é importante focar sempre na prevenção. Atividade física e exercícios podem ajudar a permanecer saudável, com energia e independente à medida que envelhecem. Muitos adultos com idades entre 65 anos ou mais, gastam em média, 10 horas ou mais por dia sentado ou deitado, tornando-os o grupo etário mais sedentário ainda mais se as dores musculoesqueléticas da degeneração já estiverem acompanhando-os.

Conforme envelhecemos, é muito importante permanecer ativo praticando esportes para assim manter a sua independência, pois se não ficarem ativos, todas as coisas que sempre gostavam de fazer podem começar a ficar um pouco mais difícil e dolorido.

A atividade física na terceira idade oferece importantes benefícios à população da terceira idade, tais como, a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxilio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, reduz risco de doenças mentais, entre outros benefícios; proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão, e prevenindo a tão temida osteoporose e suas consequências degenerativas.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.