Header Ads

Futebol Feminino no Brasil e no Mundo


Futebol Feminino surgiu em 23 de março de 1885, em Londres na Inglaterra. O jogo foi entre equipes do norte e do sul representando duas partes da cidade de Crouch End. PorĂ©m,hĂ¡ relatos, de disputas antes desta data, como, por exemplo, uma competiĂ§Ă£o anual,em Lothian, EscĂ³cia em 1790.
Em 1894 foi fundado o primeiro time de futebol feminino o Ladies Football Club, criado para demonstrar que as mulheres poderiam alcançar a emancipaĂ§Ă£o e ter um lugar importante na sociedade.

ApĂ³s a Copa do Mundo 1966 a FIFA criou o ramo feminino. Em 1971, a UEFA instruiu seus respectivos parceiros a gerir e promover o futebol feminino e na Europa ele foi consolidado nos anos seguintes. Assim, paĂ­ses como a ItĂ¡lia, E.U.A. e o JapĂ£o tĂªm ligas profissionais cuja popularidade nĂ£o inveja o que Ă© atingido pelos seus similares do sexo masculino.

A presença feminina no futebol no Brasil  ainda busca uma afirmaĂ§Ă£o. A maior dificuldade Ă© tentar driblar o machismo, que Ă© tĂ£o predominante na cultura brasileira. Em 2007, foi criada a Copa do Brasil de Futebol Feminina, que busca difundir o esporte no paĂ­s e atrair novos talentos.

Uma das melhores jogadoras do Brasil, Cristiane, que nasceu em Osasco-SP e desde criança gostava de jogar futebol na rua de sua casa e, aos 15 anos, foi convocada pela primeira vez para a seleĂ§Ă£o brasileira. Ela foi a jogadora que marcou o gol que garantiu a medalha nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Hoje, a atacante Ă© uma das peças chaves da seleĂ§Ă£o e foi eleita a segunda melhor jogadora do mundo, perdendo apenas para a compatriota Marta.


A melhor representante do futebol feminino nacional Ă© a jogadora Marta, que foi considerada a melhor do mundo pela FIFA por 5 anos seguidos. Nascida em Dois Riachos-AL, mudou-se para o Rio de Janeiro com 14 anos em busca de um sonho. Jogou pelo Umea IK, na SuĂ©cia, onde obteve mĂ©dias de gols impressionantes e foi eleita artilheira por quatro anos e melhor atacante em 2007 e 2008. Marta Ă© a primeira mulher a jogar uma partida internacional de futebol masculino e foi eleita pela ONU, embaixadora da Boa Vontade. Sua trajetĂ³ria Ă© uma inspiraĂ§Ă£o para futuras jogadoras.



Nenhum comentĂ¡rio

Tecnologia do Blogger.